Tabela de conversão de farinhas sem glúten para pães – com e sem goma xantana!!!

Praticamente todo processo criativo de uma receita sem glúten, tem como ponto de partida alguma lembrança ou algum produto tradicional que foi degustado.

Transformar produtos tradicionais da panificação e confeitaria em produtos sem glúten é um grande desafio.

Para tal, sempre é interessante existir um ponto de partida, de onde as receitas começam a ser adaptadas de uma forma mais “segura”, dentro da zona de conforto do cozinheiro.

Depois de desperdiçar muitos ingredientes pelo caminho, desenvolvi algumas tabelas de conversão, para iniciar o processo de transformação de uma receita tradicional.



Hoje vou compartilhar com vocês a tabela que eu utilizo para iniciar os teste na produção de pães.

Como utilizo muito o psyllium nos preparos, dividi em 2 tabelas de conversão, uma utilizando o psyllium e a outra utilizando a goma xantana.

Tabela de conversão

Esse é meu ponto de partida para todos os pães que eu transformo.

Quando quero utilizar outras farinhas, procuro sempre entender qual a função de cada uma delas nos preparos.

Por exemplo, se quero farinha de arroz integral, ou farinha de castanhas, substituo ou diminuo a quantidade de farinha de arroz.

Quanto quero dar um aspecto mais macio, aumento o amido de milho e diminuo a fécula ou os dois polvilhos.

Tudo vai depender do resultado final que você quer obter e de como as receitas vão se comportar conforme você for testando.

Nos próximos dias vou postar como faço as substituições para desenvolver receitas de pizzas e bolos.


Gostou do post? Cadastre-se e receba nossas novidades: 

botao-de-inscricao


Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário no final do post que respondo o mais rápido possível.

Já fez o download dos nossos e-books?

São várias receitas sem glúten gratuitas para você!

Todas foram criadas ou adaptadas de versões com glúten e testadas até chegarmos numa textura e padrão ideal para fazerem parte destes dois e-books.

Clique nas capas e faça o download.




“Bolo Festivo – by Camila Dutra!”

 

 

12 comentários em “Tabela de conversão de farinhas sem glúten para pães – com e sem goma xantana!!!”

  1. Nossa…sou encantada com seu trabalho. Tudo muito bem elaborado com profissionalismo e acima de tudo dedicação e amor.
    Sou celíaca. Descobri a mais de 15 anos e durante muito tempo sofri com a ausência de informação. Hoje encontrar pessoas como você me faz ainda acreditar no ser humano.
    Gratidão por tudo. Que Deus o ilumine sempre.

    Mari Lemos

  2. Quero agradecer de coração as receitas maravilhosas pois muitas vezes temos vontade de comer e saborear alimentos diferenciadas e é difícil encontrar e eu ainda alem de celíaca e da lactose tenho diabetes

    1. Eu que agradeço Margot!!! Pesquiso muito para transformar as tradicionais receitas com gluten, em receitas sem glúten com sabor e com alma.

  3. gostei das dicas das farinhas, uma duvida para poder entender o processo, eu tenho que juntar todas estas farinhas para dar uma xícara que será equivalente a uma xícara de trigo é isso?

  4. Johnny, boa noite, sou celíaco, descobri há 4 anos. Eu e minha esposa chegamos a uma receita de pão, sem goma de xantana, ele fica meio seco no dia seguinte, mas é oque tem me sustentado (rs), preciso da sua ajuda para ajustar a receita, poderia te mandar via email.

  5. Oi boa tarde!!! Gostaria de receitas de bolo aniversário, pães!!! Sou celiaca, intolerante a ovo, leite, oleaginosas, aveia!!! Será que é possível e com sabor? ? Obrigado!!!

  6. Olá tudo bem com você?Então por favor manda pra mim uma receita de pão macio,e outra pregunta essa tabela um exemplo,se eu for fazer 1 pao com uma xicara de trigo ,eu so inverto as farinha então ne?ali o trigo e so um exemplo e isso? Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.